Casa » Educação » O que são dependentes e as variáveis independentes?

O que são dependentes e as variáveis independentes?

Categoria: Educação • • Vistas: 159

Em experimentos, as variáveis independentes são as quantidades que são variadas por pesquisadores. Variáveis dependentes são quantidades cuja resposta pode ser medida pelos pesquisadores.

Em um experimento ou análise de um conjunto de dados, uma variável é um parâmetro ou a quantidade que pode ser medida. Os exemplos incluem números de indivíduos, frequências de ocorrência, quantidades de material ou dinheiro, distâncias ou comprimentos e períodos de tempo. O que esses parâmetros têm em comum é que eles podem ser quantificados de alguma forma.

O objectivo da maioria dos experimentos ou estudos de investigação é compreender como os sistemas funcionam. Isso é feito através da investigação como uma mudança em uma variável pode afetar uma variável diferente. Se alterar um parâmetro produz uma variação sistemática em outro, ele demonstra que as duas variáveis estão relacionadas. Tais relações, por vezes, podem apontar a causa e efeito.

Quais são as variáveis independentes?

A variável independente de um experimento é uma quantidade que é seleccionada, manipulada ou variada pelo investigador. Ele não é afetado por mudanças em outras variáveis. Tempo é um exemplo de comum variável independente seleccionado para experimentos. Independentemente de se ou não o julgamento é realizado, tempo de marchas em. Alterações em outras variáveis podem ser medidas em função da progressão do tempo.

Em outros casos, as variáveis independentes são as quantidades que são decididas pelo investigador. Por exemplo, um estudo pode envolver a adição de diferentes quantidades de adubo às plantas para ver como as taxas de crescimento são afetadas. O volume de adubo é a variável independente, manipulada pelo investigador.

O que são variáveis dependentes?

Uma variável dependente é o fator estudado e espera-se mudar em resposta a variações na variável independente. Pode haver mais de uma variável dependente de qualquer sistema. Por exemplo, adicionar volumes diferentes de adubo às plantas pode ser esperado para produzir variações na altura de planta, biomassa vegetal e quantidade ou qualidade dos frutos produzidos. Qualquer um desses pode ser escolhido como variáveis dependentes em estudo.

O que são variáveis controladas?

Uma variável controlada é qualquer outro parâmetro que caso contrário pode influenciar a variável dependente se não foram corrigido. Essas outras variáveis devem ser mantidas as mesmas (i.e., controlada) em cada tentativa de um experimento para certificar-se de que a relação entre as variáveis dependentes e independentes não é obscurecida. Isso é conhecido como um “teste justo.” Variáveis controladas são os parâmetros que você podem ser selecionados como variáveis independentes em uma experiência diferente criada para responder a uma pergunta diferente.

A diferença entre nexo de causalidade e correlação

Pesquisadores projetar experimentos para determinar se uma alteração na variável independente é a causa exata da correspondente alteração em uma variável dependente. Correlações são identificadas graficamente por plotar dados ou numericamente por análise estatística dos valores do dependente e as variáveis independentes.

Uma correlação forte pode implicar uma relação causal. No entanto, se um mecanismo causal não é identificado na realidade, em seguida, o investigador só posso dizer que foi observada uma correlação entre duas variáveis. Análise estatística dos dados obtidos de experimentos ou estudos observacionais são usadas para oferecer suporte a argumentos de nexo de causalidade.

Como plotar gráficos de dependente e as variáveis independentes

Ao plotar um gráfico de resultados experimentais, a Convenção é plotar a variável independente como a abscissa (coordenada x). Uma variável dependente é plotada como o eixo das abcissas (coordenada y). Assim, y=f(x) ou y é uma função de x.

Por exemplo, plotar o peso médio dos adultos vs a altura média dos adultos pode dar-lhe um gráfico como mostrado abaixo. A variável independente é altura média. A variável dependente é peso. Pense desta forma: sendo mais alto faz com que uma pessoa pesar mais, ou sendo mais pesado faz com que uma pessoa a ser mais alto?

A atribuição de dependente e as variáveis independentes depende a finalidade específica de estudo. Por exemplo, a altura pode ser uma variável independente no contexto acima referido, mas uma variável dependente em um estudo sobre o efeito da nutrição sobre as taxas de crescimento.

Alguns outros exemplos de pares prováveis de dependente e as variáveis independentes:

  • rendimento vs. nível educacional
  • altura vs. idade (nas crianças)
  • tempo para uma reação química ir à conclusão vs. temperatura
  • orçamento semanal mantimentos vs. número de pessoas da família
  • ingestão de antioxidantes vs. incidência de câncer

Para resumir, a variável independente é a quantidade escolhida pelo investigador para ser variado e não é afetado por outras variáveis. Alterações nas variáveis dependentes ocorrem por causa do processo.

Leitura relacionada:

Uma visão geral da fotossíntese: A conversão da energia luminosa em energia química pelas plantas

O que é um potencial de repouso? Polarização dos neurônios descansando prepara-los para transmitir impulsos

Uma experiência simples para explicar densidade: aquecimento ou resfriamento de substâncias provoca alterações no Volume, mas não em massa