Casa » Educação » Matemática » Como calcular um ângulo de inclinação

Como calcular um ângulo de inclinação

Categoria: Matemática • • Vistas: 1.367

O declive de uma linha, que é medida pela sua inclinação, forma um ângulo relativo para o eixo x de um avião de coordenadas. Um declive positivo cria um ângulo positivo de altitude, enquanto um declive negativo cria um ângulo negativo da depressão. A inclinação de uma linha é igual a alteração nos valores de y dividido pela mudança de valores de x entre dois pontos. As linhas que representam estas distâncias horizontais e verticais entre dois pontos, que são conhecidos como ascensão sobre a execução, forma um triângulo retângulo. Você pode calcular o ângulo de inclinação, que é o ângulo oposto ao lado vertical do triângulo direito, usando a função trigonométrica inversa, arco tangente.

Dificuldade: moderada

Instruções

Coisas que você precisa

  • Calculadora científica

    Calcular o declive entre dois pontos

  1. Determine dois pontos para os quais você deseja encontrar o declive. Para o exemplo a seguir, use os pontos (3, 2) e (6, 4).
  2. Subtraia o valor de y do primeiro ponto do valor de y do segundo ponto para determinar a inclinação da linha entre os dois pontos. No exemplo, subtrai 2 de 4, que é igual a 2. Esta é a diferença entre os valores de y.
  3. Subtraia o valor de x do primeiro ponto do valor de x do segundo ponto. No exemplo, subtrai 3 de 6, que é igual a 3. Esta é a diferença entre os valores de x.
  4. Divida a diferença entre os valores de y pela diferença entre os valores de x. Com o exemplo, divida 2 por 3, que é igual a n/a Este é o declive da linha entre os pontos (3, 2) e (6, 4).
  5. Calcular o ângulo de inclinação

  6. Conecte o declive da linha a equação “ângulo de inclinação = arctangent(slope)” para determinar o ângulo de inclinação. No exemplo, conecte o declive n/a da equação, que produz “ângulo de inclinação = arctangent n/a ”
  7. Calcular o arco tangente da ladeira usando a calculadora científica pressionando a chave de arco tangente, inserindo o declive e pressionar “Enter”. No exemplo, pressione a tecla de arco tangente, entrada “0.667″ e pressione “Enter”. Isso resulta em 33,7.
  8. Registre sua resposta em graus. Isso equivale a 33.7 graus, que é o ângulo de inclinação da linha entre os pontos (3, 2) e (6, 4).

Dicas & advertências

Calculadoras científicas diferentes podem exigir a entrada de função de arco tangente em uma ordem diferente. No botão arco tangente é normalmente identificado como “Tan^(-1)”, e talvez você precise pressionar um “2″ ou “Inv” botão para acessá-lo se ele compartilha um botão com “Tan”, que é tangente regular.

Se você tem a resposta 0,59 ao calcular o arco tangente na etapa 2, a calculadora está no modo de radianos. Mude sua calculadora para graus e recalcular a equação. Algumas calculadoras tem um botão “MODE” ou um menu para mudança de radianos para graus.